A CEADES traz uma estratégia pedagógica para a igreja saber como se comportar diante de um destes grandes desafios – o AUTISMO.
Está chegando a hora! Vem aí a 9ª Assembleia Geral da CEADES – Convenção de Pastores e Evangelistas das Assembleias de Deus no Estado do Espirito Santo. O evento vai acontecer no dia 27 de janeiro de 2024, no horário das 09 h às 18 h no templo da Assembleia de Deus, na Av Carlos Lindenberg nº 1435. Aribiri – Vila Velha/ES.
A Comissão organizadora trabalha num planejamento eficiente para facilitar o ingresso imediato dos convencionais ao plenário, evitando filas.
A Mesa Diretora está trabalhando com a descentralização. A inscrição foi antecipada e efetivada direto nas Coordenadorias Regionais. Dessa forma espera-se eliminar as filas através de um atendimento rápido e eficiente no credenciamento e sem atrasos para a abertura dos trabalhos.
A inscrição no valor de R$ 50,00 por pessoa, destina-se a cobertura de despesas com o café da manhã, almoço, café da tarde, ornamentação, limpeza e outras despesas afins.
Está confirmada a presença da Tesouraria da Convenção Geral – CGADB, para atendimento aos Ministros no sentido de quitação de anuidades e troca de credenciais.
Está garantida a presença do Presidente do Conselho Fiscal da CGADB – Pr Luiz Cesar Mariano o qual será um dos preletores do evento.
Uma grande novidade desta AGO é a exposição de temas atuais que compõem os vários desafios que a IGREJA tem pela frente. Sob a égide do tema: A IGREJA E OS DESAFIOS DA ATUALIDADE, a CEADES, desta feita, aborda de forma inédita, em plena AGO, o AUTISMO. Será isto uma anomalia, rebeldia, a consequência da falta de ensino dos pais? Este comportamento vem tirando a paz de Professores e Líderes de Escola Bíblica dominical, Diáconos. Tirando o sono de Pastores e desestimulando muitos pais a frequentar a igreja preferindo ficar em casa por ver seus filhos sendo alvo de críticas, repreensão e até mesmo rejeição por parte de seguimentos da igreja. Entendendo a delicadeza do assunto, a CEADES traz um profissional da saúde, com uma palestra, para orientar os Pastores sobre como cuidar de pessoas com o TEA (Transtorno de Espectro Autista). Trata-se de um transtorno neurobiológico que afeta atualmente cerca de 70 milhões de pessoas no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).
No Brasil, a estimativa é que 2 milhões de pessoas sejam afetadas.
Para se ter uma ideia da importância do tema, segundo dados do órgão de saúde Centers for Disease Control and Prevention (CDC), em 2000, os Estados Unidos registraram um caso de autismo a cada 150 crianças observadas. Em 2020, houve um salto gigantesco: um caso do transtorno a cada 36 crianças. Porém, já há dados científicos que preveem a assombrosa estatística de que daqui a menos de dez anos, de cada duas crianças que nascerem, uma será autista.
As informações sobre o comportamento e características das pessoas com autismo são de extrema importância para a liderança, principalmente os professores da EBD.
A criança autista tem o comportamento diferente das demais. Pergunto: a igreja está se preparando para lidar com este fenômeno do comportamento humano? Nossos líderes, Professoras de Escola Dominical estão preparados para esse grande desafio? Diante deste cenário, a CEADES, entendendo que a igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo não pode ficar a margem dos problemas que afetam nossa sociedade, e focada em sua missão UNIR LIDERANÇAS PARA O CRESCIMENTO DO REINO DE DEUS, convida seus filiados a debaterem sobre este desafio e levarem o debate para as suas respectivas igrejas.
Por COMUNICAÇÃO CEADES