Por: Pr. Joel N. Freire
A celebração de Ações de Graças por ocasião da fundação da Convenção CEADES na tarde do dia 16 de fevereiro de 2019 atraiu uma verdadeira multidão ao templo da AD em Aribiri, em Vila Velha/ES. Na ocasião, o evento foi marcado pelo fervor espiritual e união do povo de Deus. A CEADES foi fundada em 2018 e homologada junto a CGADB no dia 11 de abril de 2019, inicialmente com aproximadamente 500 ministros filiados.
Agora em 2024, cinco anos depois, com quase o dobro de filiações, a CEADES retorna à Igreja-mãe das Assembleias de Deus capixaba, o templo do Aribirí, em Vila Velha, que está sob a sabia direção do pastor Kemuel Sotero Pinheiro, nosso anfitrião.
O nosso presidente, Pr. João Manoel Rodrigues assumiu a convenção e inseriu um tema para a mesma: “Unindo lideranças para o crescimento do Reino de Deus”, enquanto adotou para si o mesmo lema de vida transcrito direto do coração do apostolo Paulo; “Eu de muito boa vontade me gastarei e me deixarei gastar pelas vossas almas” (II Co. 12.15a).
De lá para cá, este líder tem primado por fazer diferente, buscando estratégias para cuidar dos ministros associados de maneira eficiente. Apresentou o Projeto Pastoreio de pastores, de forma inédita e pioneira em convenções no estado. “A CEADES não veio para negociar posição e nem para tomar igrejas”, disse com autoridade o presidente, naquele célebre ajuntamento, que na ocasião reuniu muita gente naquela tarde ensolarada de sábado. Também foi naquele dia que ouvimos o que seria depois um frequente e reiterado apelo da sua parte aos líderes convencionais; a sugestão aos pastores e líderes de igrejas para que diminuam o investimento em festividades, campanhas, e invistam mais no discipulado, na educação cristã, em missões e no cuidado aos obreiros.
Tal iniciativa permitiu a chegada de muitos ministros já naquele ano, que buscavam uma convenção com um entendimento assim, mais apurado acerca dos objetivos do Reino. Muitos chegaram em busca de um colegiado que não interferisse na administração eclesiástica da igreja local, da mesma forma que não onerasse tanto o pastor presidente com absurdas taxas de cobrança de percentual da receita de suas igrejas.
Novos métodos, plano de gestão, critérios de investimento transparente e eficiente na utilização das arrecadações oriundas das anuidades, eficiente uso dos meios de comunicação para uma administração com mais excelência. Enfim, a nova administração com ações inovadoras propostas naquela ocasião por parte da CEADES não ficaram no papel.
Neste dia 27 de janeiro, ao retornarmos ao Aribiri, a CEADES pretende reavaliar o que foi feito até aqui e priorizar os projetos que estão em andamento.
Para esta e outras AGOs, a exposição de temas atuais que atendam os desafios da igreja no tempo presente é também uma prioridade diante de um mundo tão caótico e de uma imperiosa necessidade de se pregar um evangelho pleno. Diante de uma igreja centenária, evoluída, mas com muitos ainda presos a dogmas, religiosidade e liturgias ou costumes que travam o crescimento e avanço da obra de Deus, urge-nos a necessidade de preparar nossos líderes através destas ações inovadoras a fim de que possa transmitir a visão e levar esclarecimentos aos liderados que fazem parte da a Igreja do Senhor para que também estes venham conseguir superar esses desafios.
click no linkhttps://heyzine.com/flip-book/8e6a7c4897.html