A grande epidemia do século
Pv 23: 2 e põe uma faca a tua garganta, se és homem glutão. No livro de Gálatas Paulo nos alerta que Glutonaria é fruto da carne. Domínio próprio é fruto do espírito ( Gl 5:22). Atenção. Precisamos melhorar nossa qualidade de vida.
No Brasil, 65 milhões de adultos estão acima do peso e, dentre esses, 22 milhões são obesos. O que explica a posição do Brasil em quinto lugar no ranking mundial da obesidade.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, a obesidade é um dos dez maiores problemas de saúde pública. Ela é a causa de diversas outras doenças, como diabetes, problemas cardiovasculares, doenças de articulações, apneia do sono, depressão, câncer, entre outros, afetando a qualidade de vida e a longevidade.
A obesidade é uma doença metabólica resultante do desequilíbrio entre a entrada de energia, resultante das calorias ingeridas com os alimentos, e o gasto energético com as atividades nas 24 horas.
Muitos profissionais da saúde afirmam que o principal componente da obesidade é a alimentação. “A atividade física melhora o perfil hormonal, ajuda na circulação sanguínea, equilíbrio hormonal, oxigenação do cérebro e na manutenção da massa muscular. Porém, não é o foco principal para a perda de peso”, explica.
Alguns endocrinologistas falam que a introdução de alimentos “prontos”, elaborados com alto teor calórico e o modo de vida sedentário, facilitados pelo conforto da vida moderna, tem contribuído para obesidade em todas as idades.
Aos indivíduos com excesso de peso é sugerido a procura por uma mudança nos hábitos de alimentação e das atividades diárias, tanto de crianças como adultos e idosos. “Os brinquedos infantis, os jogos e festas juvenis, a participação dos adultos e idosos em esportes, com orientação de profissionais especializados, ou apenas de forma lúdica de acordo com os conceitos atuais de vida saudável são opções que garantam qualidade de vida”.
Por: Dr(a) Claudia Villaca