Como vencê-la!
Todos os líderes passam por dias de excitação e dias de desânimo.
Quando perguntaram ao pastor Rick Warren (da Saddebak Church com mais de 30.000 pessoas) se ele já tinha pensado em desistir alguma vez ele respondeu: Desistir jamais, mas toda segunda-feira tenho um forte desânimo.
Mesmo assim ele escreveu o livro UMA VIDA COM PROPÓSITO que vendeu milhões de exemplares em todo o mundo, livro com o qual ele financia integralmente 732 projetos na área de educação, saúde e profissionalismo.
Aí está o exemplo de um homem pressionando pelo tamanho de uma igreja, maior que muitos municípios do Brasil, mas ainda encontrou uma forma de canalizar o seu desânimo em outra atividade que lhe dá prazer.
Fiz 40 anos de ministério neste ano, experimentei agruras, abandono, desprezo e decepções, tudo isto dentro do ministério, mas graças a Deus estou não apenas de pé, mas curado não tendo ressentimento de nada, nem de ninguém.
Aprendi com Shakespeare que “a alta expectativa é a mãe de toda frustração”, então apesar de acreditar nas pessoas e amá-las não ponho minha expectativa em ninguém porque sei que a alta expectativa, possivelmente, me trará frustrações e com isso meu ministério sofrerá pela minha falta de ousadia e determinação.
Aprenda a trabalhar em equipe delegando funções e papéis, mas não crie altas expectativas em ninguém.
O problema não está na expectativa, afinal só convocamos pessoas que são capazes de realizar algo e para isso precisamos ter expectativas, mas a ALTA expectativa poderá te trazer problemas e o excesso de decepções nos trazem o desânimo que muitas vezes descamba na desistência.
O que fazer então? Faça você o máximo que podes fazer dentro dos dons e habilidades que Deus te deu.
– Não exagere na expectativa nem sobre você mesmo.
– Sonhe alto, mas não tire os pés do chão.
– Planeje os passos da sua vida pessoal e ministerial.
– Não deixe sua frustração ministerial contaminar outras áreas da sua vida.
– Ponha sua maior expectativa em Deus, Ele nunca falha.
– Lembre-se que pastores são OBRIGADOS a orar e ler a Bíblia todos os dias e a falta desta prática nos deixa mais vulneráveis ao desânimo ministerial, porque passamos a ministrar sem poder.
Enfim, hoje é Domingo, o que você ainda pode fazer pelo culto de hoje?
– levante sua cabeça
– Dobre seu joelho
– Leia a Bíblia, pelo menos 30 minutos
– Ore por todos os sumidos da igreja.
– Mande mensagens de gratidão para todos os que te ajudam no ministério.
– Não faça do seu púlpito um altar de alto-adoração.
Depois me conte como foi.
Deus não te chamou para você desistir, permaneça, insista e persista em nome de Jesus.
DOMICIO JUNIOR
Servo de todos os irmãos